Nascido de um trabalho de conclusão de curso, o livro “Jiu-Jitsu – em busca de excelência física” traz análise de como aumentar o desempenho dos atletas e planejar os treinamentos na modalidade.
Segundo um dos autores, Marcelo Cante, professor da Esef (Escola Superior de Educação Física), não existia nenhuma literatura sobre o assunto apesar de ser uma das modalidades mais praticadas no Brasil, o que torna o livro inédito.
Marcelo diz que foram reunidas pesquisas e teorias de quatro professores para a confecção da obra. Os outros autores são Leonice Doimo, Leandro Medeiros e Luiz Felipe Milano Teixeira.
Segundo ele, as artes marciais mais conhecidas como caratê e judô já têm literatura específica, que muitas vezes acabam sendo utilizadas por alunos em pesquisas e até mesmo por professores de jiu-jitsu para terem uma base para seguir.
O jiu-jitsu contemporâneo se tornou uma modalidade altamente praticada e competitiva, principalmente no Brasil. É por isso que se preparar fisicamente para um campeonato ou para várias competições durante a temporada, requer conhecimento.
O preparador físico ou professor tem que planejar o treinamento, orientar tecnicamente e incentivar seus atletas. E é nisso que o livro auxilia.
Marcelo pratica o esporte há seis anos e conta que a falta de referência aos treinadores e atletas quanto a formas corretas de treinos em alto rendimento causa contusões. O erro mais comum é o excesso de treinos.
“O praticante usa sua experiência pessoal e faz tudo em excesso, o que prejudica tanto a musculatura quanto o rendimento do atleta”, explica o professor.
Uma das observações do livro é aliar o tatame à musculação. “É uma forma de aumentar a resistência física.”
2ª edição /O professor conta que ele e os outros autores já estão desenvolvendo a segunda edição do livro, onde eles aplicaram as técnicas apresentadas e relatam os resultados. Marcelo e Leandro Medeiros estão fazendo os estudos com um grupo de 30 alunos de jiu-jitsu em Jundiaí e em Sorocaba. “Assim que a gente reunir todos os resultados vamos publicar.”
Agência Bom Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário