Atletas de todo o mundo participam das 18 etapas do circuito, realizado em 14 países. O Brasil já detinha as seletivas de Natal (RN), Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Manaus - Os apaixonados por esporte, especificamente os que apreciam o jiu-jítsu, ganharão um presente. É que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), conquistou o direito de realizar, em novembro deste ano, uma das etapas classificatórias do Abu Dhabi Word Trials, circuito classificatório para o evento final que acontece em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), o World Professional Jiu-Jítsu Cup 2012.
Atletas de todo o mundo participam das 18 etapas do circuito, realizado em 14 países. O Brasil já detinha as seletivas de Natal (RN), Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Na seletiva, os vencedores das categorias (Masculino Marrom e Preta e os Absolutos Faixa Branca / Azul e Faixa Roxa, além da categoria Feminino) ganharam da organização internacional o free pass para o WPJJC 2012, com despesas pagas (passagem ida e volta, visto, estadia e alimentação em Abu Dhabi). O patrocínio é do Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan (príncipe herdeiro de Abu Dhabi e Supremo vice-comandante das Forças Armadas dos UAE).
Bom para os atletas locais
O secretário municipal de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima, foi a Abu Dhabi na última semana para conversar com representantes do Sheikh Mohamed. Animado com a confirmação do evento em Manaus, Lima falou sobre a importância da competição para os atletas amazonenses. “Somos geograficamente beneficiados e, além disso, somos uma potencia mundial no Jiu Jítsu. Nossos atletas terão a oportunidade de competir num grande evento em casa e ainda viajar a Abu Dhabi para encontrar com os maiores atletas da modalidade”.
Qualquer atleta poderá participar da seletiva em Manaus. Atletas faixa-branca também poderão participar do torneio.
Primeiro do norte
O organizador de outras duas seletivas (Montreal e Natal), Fabio Holanda, falou sobre o evento em Manaus. “O evento em Manaus está confirmado. Falamos com os representantes do Sheikh e eles deram o okay. Em poucos dias, teremos a data do evento definida. Em maio, vou a Manaus para conhecer os locais que podem receber o evento e organizar o campeonato”.
“Já temos uma etapa no Nordeste (Natal), Sudeste (Rio de Janeiro) e outra no Sul (Gramado). O Norte será perfeito para fechar esse circuito no Brasil, sem contar no apelo da Amazônia”
Manaus na mídia internacional
As lutas da semifinal e final da categoria Profissional serão transmitidas ao vivo por quatro horas para todo o Oriente Médio no Canal Abu Dhabi Spots Channel.
“Um dos nossos objetivos é fomentar o turismo esportivo. Vários atletas de outros Estados e países já participaram dos nossos eventos. Isso é muito importante para atrair novos turistas”, comentou o secretário Fabrício Lima.
D24am